Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Evangelho Segundo o Espiritismo à luz da Bíblia

Kardec afirmou que "O Evangelho Segundo o Espiritismo" era a última revelação de Deus à humanidade e a mais actual e correcta. Milhões têm sido enredados por essa doutrina que vem sendo modificada...

O Evangelho Segundo o Espiritismo à luz da Bíblia

Kardec afirmou que "O Evangelho Segundo o Espiritismo" era a última revelação de Deus à humanidade e a mais actual e correcta. Milhões têm sido enredados por essa doutrina que vem sendo modificada...

13
Nov16

O céu e a Terra não passarão sem que tudo esteja cumprido!

Maria Helena

N"O evangelho segundo o espiritismo", lemos: 

 

«Por estas palavras: “O céu e a Terra não passarão sem que tudo esteja cumprido até o último iota”, quis dizer Jesus ser necessário que a Lei de Deus tivesse cumprimento integral, isto é, fosse praticada na Terra inteira, em toda a sua pureza, com todas as suas ampliações e consequências. Efetivamente, de que serviria haver sido promulgada aquela lei, se ela devesse constituir privilégio de alguns homens, ou, ao menos, de um único povo? Sendo filhos de Deus todos os homens, todos, sem distinção nenhuma, são objeto da mesma solicitude.»

 

Será que era isto que Jesus pretendia dizer? - Não! De forma alguma porque, como já mostrei, o homem é incapaz de cumprir a lei devido à sua natureza pecaminosa herdada de Adão. Como nos diz a Palavra de Deus: «Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.» (Romanos 8:5-8).

... inclinam-se para as coisas da carne. O verbo grego traduzido na palavra "inclinam" refere-se a uma disposição básica da mente - a disposição de mente que inclui os sentimentos, os processos mentais e a vontade da pessoa. Paulo está a dizer que a disposição básica do ser humano não regenerado é satisfazer as paixões da carne não redimida.

...os que se inclinam para o Espírito, refere-se a todos aqueles que crêem no evangelho, que foram regenerados pelo poder do Espírito Santo. ...a inclinação da carne é morte. A pessoa com a mente voltada para a carne (para o eu) está espiritualmente morta. ...mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Descreve todos os cristãos. A pessoa com a mente voltada para as coisas do Espírito [Deus] está viva espiritualmente e em paz com Deus «Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;» (Romanos 5:1).

... inimizade contra Deus. O problema do incrédulo vai muito para além dos actos de desobediência, os quais são, apenas,manifestações exteriores de compulsões carnais interiores. As suas inclinações e orientações básicas são voltadas para a sua própria satisfação - por mais moral ou religioso que eles pareçam ser - são directamente hostis a Deus, pois são produzidas pela carne, por razões egoístas, e procedem de um coração em rebeldia.

 

A Escritura diz-nos claramente que o homem é incapaz de, por si mesmo, à parte da acção do Espírito Santo, se voltar para Deus e de Lhe obedecer. Para que o ser humano passe a amar a lei de Deus e tenha desejo de a cumprir, é-lhe necessário, como disse Jesus, nascer de novo - ser regenerado pelo poder de Deus. Mas, então, o que é que Jesus queria dizer com estas palavras: «O céu e a Terra não passarão sem que tudo esteja cumprido até o último iota.»?

 

Exactamente o que disse! 

Kardec pinçou um texto do contexto para ter pretexto e inventar uma doutrina. No capítulo 24 de Mateus, Jesus não está a falar da lei e do seu cumprimento, mas sim sobre o que estava por vir [escatologia]. Há algumas profecias que se cumpriram quando Jerusalém foi arrasada no ano 70 d.C. e outras que se cumprirão no fim dos tempos. Ele não poderia estar a falar de uma lei que os homens iriam cumprir porque Deus diz-nos na Sua Palavra que é impossível ao homem cumprir a lei: «Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.» (Gálatas 2:16). É por isso que Jesus, como Ele mesmo disse, veio cumprir a lei: «Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.» (Mateus 5:17).

Jesus, que é Deus na Pessoa bendita do Filho, está a dizer que TUDO o que a Sua Palavra [de Deus] profetiza se cumprirá e a relembrar aos seus ouvintes algo que Isaías já havia profetizado: «E será que aquele que fugir da voz de temor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto estão abertas, e os fundamentos da terra tremem. De todo está quebrantada a terra, de todo está rompida a terra, e de todo é movida a terra. De todo cambaleará a terra como o ébrio, e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá, e nunca mais se levantará.» (Isaías 24:18-20). 

... as represas do alto. Isaías lembrava ao povo que nos dias de Noé, Deus castigou com uma cheia (Génesis 7:11) e que Ele mandará novo castigo do céu, mas não com um dilúvio. Como lemos no NT: «E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.» (Apocalipse 6:13-14). Leia também Apocalipse 8:3-13; 16:1-21). ...os fundamentos da terra tremem. Terramotos incomparáveis assolarão a terra e marcarão a futura visitação do Senhor, durante e depois do cumprimento da profecia das 70 semanas de Daniel. 

Pedro, discípulo de Cristo, quando escreveu a sua carta à Igreja, relembrou o que Jesus havia dito e que ele havia entendido perfeitamente: «Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor;» (2 Pedro 3:10-15).

 

Como diz Kardec, «todos, sem distinção nenhuma, são objeto da mesma solicitude.». É verdade!

Mas antes, ao contrário do que ele escreve: «Sendo filhos de Deus todos os homens», nem todos os homens são filhos de Deus, mas sim criaturas de Deus - criação d'Ele. Como nos ensina a Sua Palavra: «Mas, a todos quantos o receberam [a Jesus Cristo], deu-lhes o poder de SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.» (João 1:12-13). Ora, quem é FEITO FILHO; não era filho antes. Jesus ensina claramente que há filhos do Diabo: «Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.» (João 8:44).  Claro que o Diabo não cria nada, mas ele é o pai espiritual de todos aqueles que rejeitam o evangelho - Boas Novas de salvação para todo aquele que crê.

 

E, como disse acima, concordo com Kardec quando diz:«todos, sem distinção nenhuma, são objeto da mesma solicitude.» porque TODOS são chamados ao arrependimento e à fé em Cristo:

«Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.» Mateus 4:17

«Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.» Mateus 3:2

«O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.» Marcos 1:15

«Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,» Atos 3:19

«Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.» Atos 17:30,31

 

Porque «Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.» João 3:16

 

Porque esperas? Esta é a solicitude de Deus para contigo!

Vem já, vem já...

Alma cansada, vem já,

Manso e suave, Jesus está chamando;

Chama: Ó pecador, vem!

 

Maria Helena Costa

evangelho.jpg